Integrantes
Mário Martins Viana Júnior. Professor Adjunto C1 dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Federal do Ceará, setor de estudos História do Brasil. Possui doutorado em História Cultural (UFSC-2013) e mestrado em História Social (UFC-2009). Atualmente é um dos coordenadores do Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER) e do projeto de pesquisa “Por uma história agrária no Ceará”. Coordena o Grupo de Trabalho (GT) “Questão Agrária” da ANPUH-CE. Desenvolve trabalhos de extensão voltados para a educação popular tanto na cidade como no campo, a exemplo da coordenação dos programas de extensão: Projeto Novo Vestibular (PNV) e Memória das Comunidades Impactadas pelos Perímetros de Irrigação no Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nas seguintes temáticas: campesinato, conflitos territoriais, memórias do campo, semiárido, gênero, masculinidades, América Portuguesa, Brasil República.
Diego Gadelha de Almeida. Mestre em Geografia e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE. Concentra suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas seguintes temáticas: Conflitos Sócio-Ambientais; Agronegócio; Planejamento Territorial; Convivência com o Semiárido; Agroecologia-Permacultura.
José Marcelo Monteiro Ferreira. Doutorado em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Ceará: área de concentração em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis (2016). Professor Adjunto 1C do curso de graduação em Medicina, onde coordena o módulo “Saúde, Trabalho e Ambiente” na Universidade Federal do Ceará (2013-Atual). Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Ceará (2017- Atual); Professor Orientador do Mestrado Profissional em Saúde da Família: MPSF/UFC/RENASF (2017- Atual).
Carolina Rodrigues Moreira. Mestranda no Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em História – Licenciatura Plena pela UFC. Bolsista do Programa de Incentivo ao Desporto (PRAE/UFC) em 2014; bolsista do Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER) nos projetos “Memória das comunidades impactadas pelos Perímetros Irrigados no Ceará” e Memória e Patrimônio: Inventário Participativo pelas comunidades do Médio Jaguaribe (PREX/UFC) nos anos de 2015 e 2016. Bolsista CAPES.
Venâncio Sousa de Oliveira. Graduando em História pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista do Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais – COMTER, com os projetos: Rodas de Conversa em História – PROGRAD (2014-2015); Memória das Comunidade Impactadas pelos Perímetros Irrigados no Ceará – PREX (2015-2016); Por uma História Agrária no Ceará (PIBIC) – PRPPG (2016 – atualmente). Mestrando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal do Ceará – UFC. Compõe desde 2014 o Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais – COMTER
Gonçalo Soares Mourão Neto. Atualmente é bolsista de extensão do projeto “Memória das Comunidades impactadas pelos Perímetros Irrigados no Ceará”, coordenado pelo Professor Mário Martins. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.
Felipe Firmiano. Atualmente é PIBIC- iniciação científica da Universidade Federal do Ceará no projeto “HISTÓRIA AGRÁRIA NO CEARÁ: Memórias e conflitos rurais em torno das políticas e projetos de irrigação e açudagem entre fins do século XX e início do XXI” do PIBIC, coordenado pelo Professor Mário Martins. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.