Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais

Área do conteúdo

Integrantes

mario-fotoMário Martins Viana Júnior. Professor Adjunto C1 dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Federal do Ceará, setor de estudos História do Brasil. Possui doutorado em História Cultural (UFSC-2013) e mestrado em História Social (UFC-2009). Atualmente é um dos coordenadores do Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER) e do projeto de pesquisa “Por uma história agrária no Ceará”. Coordena o Grupo de Trabalho (GT) “Questão Agrária” da ANPUH-CE. Desenvolve trabalhos de extensão voltados para a educação popular tanto na cidade como no campo, a exemplo da coordenação dos programas de extensão: Projeto Novo Vestibular (PNV) e Memória das Comunidades Impactadas pelos Perímetros de Irrigação no Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nas seguintes temáticas: campesinato, conflitos territoriais, memórias do campo, semiárido, gênero, masculinidades, América Portuguesa, Brasil República.

diego-fotoDiego Gadelha de Almeida. Mestre em Geografia e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2006).  Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE. Concentra suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas seguintes temáticas: Conflitos Sócio-Ambientais; Agronegócio; Planejamento Territorial; Convivência com o Semiárido; Agroecologia-Permacultura.

 

 

marcelo-fotoJosé Marcelo Monteiro Ferreira. Doutorado em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Ceará: área de concentração em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis (2016). Professor Adjunto 1C do curso de graduação em Medicina, onde coordena o módulo “Saúde, Trabalho e Ambiente” na Universidade Federal do Ceará (2013-Atual). Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Ceará (2017- Atual); Professor Orientador do Mestrado Profissional em Saúde da Família: MPSF/UFC/RENASF (2017- Atual).

Carolina Rodrigues Moreira. Mestranda no Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em História – Licenciatura Plena pela UFC. Bolsista do Programa de Incentivo ao Desporto (PRAE/UFC) em 2014; bolsista do Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER) nos projetos “Memória das comunidades impactadas pelos Perímetros Irrigados no Ceará” e Memória e Patrimônio: Inventário Participativo pelas comunidades do Médio Jaguaribe (PREX/UFC) nos anos de 2015 e 2016. Bolsista CAPES.

 

Venâncio Sousa de Oliveira. Graduando em História pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista do Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais – COMTER, com os projetos: Rodas de Conversa em História – PROGRAD (2014-2015); Memória das Comunidade Impactadas pelos Perímetros Irrigados no Ceará – PREX (2015-2016); Por uma História Agrária no Ceará (PIBIC) – PRPPG (2016 – atualmente). Mestrando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal do Ceará – UFC. Compõe desde 2014 o Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais – COMTER

neto-fotoGonçalo Soares Mourão Neto. Atualmente é bolsista de extensão do projeto “Memória das Comunidades impactadas pelos Perímetros Irrigados no Ceará”, coordenado pelo Professor Mário Martins. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

 

 

 

firmiano-fotoFelipe Firmiano. Atualmente é PIBIC- iniciação científica da Universidade Federal do Ceará no projeto “HISTÓRIA AGRÁRIA NO CEARÁ: Memórias e conflitos rurais em torno das políticas e projetos de irrigação e açudagem entre fins do século XX e início do XXI” do PIBIC, coordenado pelo Professor Mário Martins. Tem experiência na área de História, com ênfase em História.

 

 

 

Acessar Ir para o topo